CEI
BM&FBOVESPA

Dúvidas sobre o CEI

1. O que é o Canal Eletrônico do Investidor (CEI)?

O Canal Eletrônico do Investidor (CEI) é um serviço via Internet que permite consultar todas as informações relacionadas às transações financeiras realizadas nos mercados da Bolsa.

2. O que é o Extrato Mensal BM&FBOVESPA?

O Extrato Mensal BM&FBOVESPA, semelhante a um extrato bancário, informa o saldo e as movimentações dos ativos (compras, vendas e transferências) ocorridas durante o mês, bem como informações dos proventos creditados ou provisionados.

A periodicidade deste extrato é mensal e no CEI é possível consultar os extratos dos últimos 18 meses.

3. Quais informações podem ser acessadas pelo CEI?

• Saldo diário e extrato mensal de custódia dos ativos;

• Saldo no mercado de opções;

• Saldo no mercado a termo;

• Saldo no mercado futuro;

• Saldo de ativos depositados para garantias de posições;

• Saldo de Tesouro Direto (títulos públicos);

• Aviso de Movimentação BTC;

4. É preciso fazer um cadastro para usar o CEI?

O investidor não precisa fazer um cadastro específico para acessar o CEI. No momento em que a sua Instituição (ou seu agente de custódia) registra a sua conta na BM&FBOVESPA, automaticamente a senha de acesso ao CEI é enviada por e-mail (caso a instituição tenha cadastrado seu e-mail) ou pelos Correios, para o endereço cadastrado pela Instituição.

5. Possuo mais de uma conta em uma mesma instituição. Como acesso as informações destas contas?

No novo CEI as informações estarão consolidadas por instituição, portanto, quando você acessar o novo CEI apenas com seu CPF/CNPJ e a sua senha do CEI, você terá acesso a todas as suas instituições e contas ativas.

6. Possuo contas em várias instituições, como consulto estas informações?

No novo CEI as informações estarão disponíveis em um único login por CPF/CNPJ, portanto, quando você acessar o CEI, todas as instituições e contas ativas que você possui estarão listadas em cada menu de investimentos.

7. Esqueci a minha senha de acesso ao CEI ou minha senha foi bloqueada. O que faço?

Na área de login da página inicial do novo CEI (https://cei.bmfbovespa.com.br/), clique em "Esqueci minha senha". Ao clicar nessa opção, você é direcionado à página “Recuperação de Senha” e deve preencher as informações necessárias nos campos seguintes.

• CPF/CNPJ – Digitar o número do CPF ou do CNPJ.

• Continuar – Clicar nesse botão para o sistema identificar o meio de envio da senha.

• Enviar senha – Clicar nesse botão para confirmar o envio da senha.

8. Como é enviada a nova senha de acesso gerada na página “Recuperação de Senha”?

Caso você possua e-mail cadastrado no CEI e escolha a opção “E-mail”, a senha será enviada a seu endereço eletrônico. Se você não possuir e-mail a opção “Correios” será automaticamente selecionada, e a senha será enviada para o endereço mais atual cadastrado pela instituição com a qual mantém relacionamento.

9. Existe um histórico das posições em custódia no CEI?

Sim, na tela do CEI o investidor poderá acessar as posições em custódia dos últimos 60 dias.

10. Gostaria de receber extratos por e-mail. O que devo fazer?

Ao acessar o CEI, no menu superior “Extratos e Informativos”, escolha o item “Configurar Envio de Extratos” e a instituição para a qual deseja modificar a opção de recebimento. Após a escolha da instituição, uma tela de opções aparecerá. Nessa tela, desabilite a opção "Correios" e clique no item “E-mail”.

11. Se eu tiver com posição acionária zerada receberei o extrato por e-mail?

Sim, pode receber, pois o extrato pode conter mais do que a posição acionária. O extrato é gerado no final de cada mês para os investidores que tenham saldo de ativos e proventos no último dia útil do mês, e para aqueles que realizaram alguma movimentação ao longo do mês.

12. Se eu optar pelo recebimento por e-mail, poderei cancelar o envio dos informativos impressos?

Sim. No menu superior do CEI “Extratos e Informativos”, escolha o item “Configurar Envio de Extratos” e a instituição para a qual deseja modificar a opção de recebimento. Após a escolha da instituição, uma tela de opções aparecerá. Nessa tela, desabilite a opção "Correios".

Por favor, verifique as condições para que essa modalidade seja mantida na questão 14 a seguir.

13. Se eu tiver contas em várias instituições, preciso cancelar o envio dos informativos impressos para cada uma delas?

Sim. Como as informações são apresentadas por instituição, é necessário realizar esse processo na página “Configurar Envio de Extratos” para cada uma das instituições em que você possuir conta.

14. Solicitei a desativação do envio do Extrato impresso e depois de um tempo voltei a recebê-lo. Por que isso aconteceu?

O principal motivo de um investidor voltar a receber correspondências impressas é garantir que o investidor receba suas informações por pelo menos um dos meios disponíveis: Eletrônico ou por Correio.

Se por alguma razão o e-mail enviado voltar por motivo de e-mail inexistente, inválido, ou ter sido considerado lixo eletrônico, o sistema automaticamente voltará a enviar os documentos por correio.

15. O CEI não aceita uma combinação de senha, o que fazer?

A senha cadastrada deve seguir as seguintes regras:

• Tamanho mínimo de 8 e máximo de 16 caracteres;

• Deve ser diferente das 6 últimas senhas já utilizadas;

• Deve conter, pelo menos: um número, um caractere alfabético e um caractere especial;

• Os caracteres especiais aceitos são somente: !@#$%/*-+? ;

• Após 3 tentativas inválidas a senha será bloqueada.

A cada 180 dias, você deverá alterar sua senha de acesso ao CEI por uma nova. A troca é necessária por medida de segurança e sempre que solicitar nova senha ou sua senha for bloqueada."

16. Minha senha de acesso está expirada, o que devo fazer?

A senha de acesso expira a cada 180 dias. Quando a sua senha expirar, o CEI lhe encaminhará para a página de troca de senha.

17. Por que o CEI envia carta informando sobre a alteração de e-mail?

Por medida de segurança, sempre que o investidor alterar o e-mail para o envio dos informativos, ele será comunicado por uma carta impressa e/ou por e-mail (caso haja algum e-mail cadastrado no CEI).

18. Não estou recebendo os e-mails com Extrato BM&FBOVESPA. O que devo fazer?

Se você possuir e-mail cadastrado no CEI, verifique se ele está cadastrado corretamente. Verifique também se a sua caixa postal não está lotada ou se o provedor não está barrando seu recebimento. Por ser enviado automaticamente pelo CEI, o e-mail pode ser considerado um spam e bloqueado.

Para garantir o recebimento de informativos do CEI, entre em contato com o seu provedor e solicite a liberação do domínio (cei@bvmf.com.br) para a sua caixa de entrada de e-mails.

19. A senha de Acesso ao CEI é a mesma senha que utilizo para abrir os Extratos enviados por email?

Não. Em caso de esquecimento da senha de acesso ao CEI, solicite outra no link “Esqueci minha Senha”. A senha dos extratos enviados por e-mail é diferente da senha de acesso ao CEI e pode ser visualizada dentro do canal na página “Senha dos Extratos Enviados por E-mail”.

20. Como faço para acessar os meus extratos e avisos pelo CEI?

Ao acessar o CEI com seu CPF ou CNPJ e sua senha de acesso, você poderá visualizar a opção “Extratos e Informativos” no menu superior da página inicial. Ao passar o mouse nessa opção, serão exibidos todos os tipos de extratos e avisos disponíveis para consulta.

Confira a lista dos informativos disponíveis no CEI:

• Extrato BM&FBovespa

• Aviso de movimentação (BTC)

• Extrato BM&F

• Negociação de Ativos

• Extrato Tesouro Direto

• Informe de Reembolso do BTC

• Avisos de Transferências

• Informe de Rendimento BTC

21. Como faço para abrir meus extratos e avisos recebidos por e-mail?

Os extratos e avisos enviados por e-mail são protegidos pela “Senha dos Extratos Enviados por e-mail”. Caso não possua ou não lembre dessa senha, você pode visualizá-la acessando o CEI no menu “Senhas”, clicando em “Senha dos Extratos Enviados por E-mail” e em “Visualizar Senha”. Você pode alterá-la na opção de troca de senha.

22. Não recebi a senha dos Extratos Enviados por E-mail. Como posso consultá-la?

Caso não possua ou não lembre sua senha, você pode visualizá-la acessando o CEI no menu “Senhas”, clicando na opção “Senha dos Extratos Enviados por E-mail”. Você pode consultá-la na opção” Visualizar Senha” ou alterá-la na opção de troca de senha.

23. Alterei minha senha dos Extratos Enviados por E-mail e, depois disso, não consegui mais abrir os extratos anteriores. O que aconteceu?

A senha dos Extratos Enviados por E-mail, quando alterada, é fixa para todos os extratos recebidos a partir da data de troca dessa senha. Os arquivos recebidos antes da alteração continuarão a ser abertos com a senha anterior ao cadastramento.

A senha anterior à troca poderá ser consultadas acessando o CEI no menu “Senhas”, clicando em “Senha dos Extratos Enviados por E-mail” e “Visualizar Senha”.

24. Quando recebi minha nova senha do CEI e tentei alterá-la no meu primeiro acesso, apareceu a mensagem “Senha Inválida”.

Você deve se atentar sobre as regras da senha, que diferenciam maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais e também atentar-se à data de emissão ou do pedido desta nova senha tendo certeza que esta é a ultima senha solicitada.

25. Como contactar o SAP - Serviço de Atendimento ao Público?

Você pode contactar o nosso Serviço de Atendimento ao Público pelo link http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/canais-de-atendimento/ ou pelo telefone 11 3272-7373.